24 de outubro de 2016

Uma conversa sobre o perdão



Perdão: É ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa ou dívida. É um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por sí próprio. Etimologicamente, "perdão" vem do latim PERDONARE que significa a ação de perdoar, ou seja, aceitar ou pedir desculpas, se redimir em algo de errado. 
Texto base: Mateus 18: 21-35
  
Orgulho, para mim, é a palavra inimiga do perdão. Às vezes você até sabe que errou em uma determinada situação, mas o orgulho te impede de chegar no outro e pedir perdão. Do outro lado temos a pessoa que foi ferida, magoada, mas que também deixa o orgulho tomar conta e a impede de perdoar. É um ciclo vicioso que só faz mal a própria pessoa.

Quando leio a parábola do servo impiedoso, consigo aplicar aos nossos dias e consigo ver um certo egoísmo: eu peço perdão por algo que fiz, mas não consigo perdoar o outro que me feriu - mesmo que ele não tenha me pedido perdão, mesmo que ele continue errando, ao meu ver.

Sempre aprendi que perdoar é lembrar da história que te feriu e não sentir dor, não sentir amargura, apenas ver uma cicatriz e pronto, acabou. Não é fácil, ainda mais para quem sentiu, do que para quem fez. Mas, quando nós não liberamos perdão, sentimentos ruins se apoderam da gente. Acúmulos de mágoa, tornam pessoas amargas, causam certas doenças como depressão, apenas por não conseguirem liberar o perdão para aquilo que incomoda.

Enquanto o orgulho, para mim, é a palavra inimiga do perdão, o amor é a solução. Ver quem te feriu com olhos de amor, torna tudo mais leve. Liberar o perdão sincero, lembrando também que um dia você pode estar do outro lado: o de quem precisa ser perdoado.

É difícil, mas não impossível. Aliás, se eu não perdoo, que direito tenho de pedir perdão, após errar ?

São 70x7 e vamos pra cima: mudar o mundo, começando por nós , 

2 comentários: