4 de novembro de 2016

Livro : Meu Pé de Laranja Lima

 Eu ainda não sei o motivo de ter demorado tanto para ler esse livro, já que há tempos queria lê-lo e ficava enrolando, até enfim fazer a carteirinha da biblioteca perto de casa e conseguir pegar emprestado (Me senti a Matilda na biblioteca - confesso). E a leitura é tão incrível que vim compartilhar com vocês.


Zezé é um menino sonhador, danado e inteligente de 5 (quase seis) anos. Mora com a família, extremamente humilde, que acha que ele tem um diabinho em si, de tanto que apronta com todo mundo em todo lugar, o que o faz levar uma boa surra praticamente todos os dias. Ele adorava descobrir palavras novas com seu tio Edmundo e tinha um sonho: Crescer, ser sábio, poeta e usar gravata de laço.

 ''Até pouco tempo ninguém me batia. Mas depois descobriram as coisas e vivem dizendo que eu era o cão, que eu era o capeta.'' Página 11


A situação estava complicada, o pai estava desempregado a muito tempo, e eles passavam muitas necessidades, muitos natais sem brinquedo e banquete a mesa, o que fazia Zezé pensar que Deus fazia isso, de tanto que ele aprontava e era um menino mau. Mas independente de qualquer coisa o que não faltava era imaginação naquela cabecinha, ele inventava muitas histórias para o irmão mais novo, aprendia tudo sozinho e descobria coisas sem ajuda de ninguém. Ele era um menino prodígio.

''Você vai longe, Peralta. Não é atoa que você chama José. Você será o sol, e as estrelas vão brilhar ao seu redor.''  Página 21

Que Zezé vivia aprontando era verdade, mas era um menino totalmente carente de amor. Apanhava demais, as vezes sem motivo algum e sem dó nenhuma. O que lhe restou por muito tempo foi um pé de Laranja Lima, que encontrou no fundo da casa que passou a morar, para contar tudo o que ocorreria e dividir seus sentimentos e um Portuga, que juntos guardavam um grande segredo. 
Ele era novo,  mas viu perto, a pobreza, injustiça, trabalho duro, dor e a saudade.

''Vamos dormir, o sono faz a gente esquecer tudo'' Página 50


Fazia tempo que um livro não me emocionava tanto. Primeiro porque a história é baseada na infância do escritor e foi uma infância muito sofrida e segundo, porque sei que tudo o que li ainda existe em muitos lugares. Existe pobreza, fome, crianças que sonham com algo melhor. Esse é um livro que junta imaginação com realidade e nos faz enxergar além da nossa zona de conforto. Todo mundo deveria ler pelo menos uma vez esse livro, pois após a leitura você não será mais o mesmo.

'' Você precisa saber que o coração da gente tem que ser muito grande e caber tudo o que a gente gosta'' Página 123

Editora: Melhoramentos
Número de páginas: 193
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Classificação: ♥♥♥♥ (excelente)
Assuntos abordados: familia, pobreza, dificuldade, amizade e imaginação.
Meu Skoob

       Se gostou, curte a página do blog e nos acompanhe no instagram e twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário