15 de janeiro de 2017

Vamos aprender Italiano?


Não sei se já deu para perceber pelas poucas aparições que fiz aqui, mas sou a louca dos idiomas. Tenho a maior vontade de aprender muitas línguas e viajar o mundo falando-as. Já visitei o Alemão e o Francês, além do Italiano, mas, não sei por qual motivo, sempre me interessei mais pelo Italiano. Cheguei a fazer um ano de Alemão, mas parei - me arrependo, pois hoje eu já estaria no quarto ano. Francês surgiu na minha vida recentemente, principalmente por eu ter conheci franceses e pelo fato de uma amiga estar fazendo intercâmbio na França - quero visitá-la. Italiano, quase me matriculei no cursinho, mas por alguns problemas pessoais, não segui em frente.

Apesar de toda essa minha paixão, eu me perco na minha desorganização. Resultado: até hoje não avancei muito nos meus estudos de mais nenhuma dessas línguas.

Diferentemente do inglês, que aprendi no cursinho desde a adolescência, o italiano eu resolvi aprender em casa. E que fique claro que estudar sozinha, hoje em dia, não é difícil, afinal, existem muitas ferramentas na internet, como Youtube, blogs pessoais e sites/aplicativos próprios para interação e aprendizado de interessados em idiomas, assim como eu. O único fato que me prejudica é não ter aulas de cursinho para frequentar, o que torna obrigatória a necessidade de organização e disciplina em casa. Aí que está o problema! Se você é igual a mim, deve entender bem o que estou querendo dizer. 

Já consegui focar por um certo tempo no italiano, mas nada que durasse muito. Cheguei a aprender vocabulário e gramática, mas parei por causa da faculdade, dos compromissos e, não posso negar, da preguiça. Agora pretendo me organizar de vez para focar e não deixar o italiano mais de lado. Para isso, resolvi começar me comprometendo por aqui, pois já terei como incentivo a necessidade de trazer sempre dicas de como estarei aprendendo a língua sozinha.


Como mencionei anteriormente, já estudei um pouco, portanto, tenho alguns instrumentos que me ajudaram. Assim, aqui vai a minha primeira dica: Learn Italian With Lucrezia. 

Lucrezia Oddone é uma italiana que decidiu fazer vídeos no Youtube a fim de ensinar um pouco de sua língua. Como é possível reparar, o nome do canal está em inglês, então, já antecipo que os vídeos são, inicialmente, em inglês. De pouco a pouco, a Lucrezia retira o inglês e fala somente em italiano. Eu, sinceramente, adoro essa ideia de unir duas línguas, não sendo nenhuma delas o português, pois assim consigo praticar também o meu inglês. Além disso, é interessante mencionar que a Lucrezia faz vídeos bem curtinhos, então não cansam muito: em 10 minutos já é possível assistir vários vídeos. Ela ainda coloca legenda em italiano e inglês, reforçando não só a pronúncia como a escrita. 

Outra Youtuber que me ajudou bastante de início foi a Ana Paula, uma brasileira que mora na Itália. Confesso que parei de ver os vídeos dela, não porque são ruins, mas sim porque viciei nos da Lucrezia hahahaha Indico esse canal para quem não consegue (AINDA) assistir aos vídeos em inglês. A Ana Paula explica muito bem, enriquece bastante o vocabulário e também ensina gramática.

Encontrei outros canais interessantes que pretendo conhecer mais. Em outra oportunidade poderei dizer minha opinião sobre eles: Saray DesdeMilán, Tom Txxxyto, Vou aprender italiano, Oneworlditaliano e Imparailportoghese.

Por último, mas não menos importante, indico para vocês o curso de extensão da USP chamado Dire, fare, partire! É um curso completo de italiano com muito material para estudo! Cheguei a assistir algumas vídeo-aulas iniciais. Confesso que achei bem entediantes, mas não posso dizer que não foi proveitoso. Vale muito a pena dar uma conferida nele, pois é muito rico em material, ótimo para nós.

Então é isso, minha gente! Estabelecido o objetivo de voltar aos estudos, agora é "só" colocar em prática. Pretendo voltar em breve para dizer como está a evolução do meu italiano e para dar mais dicas para vocês.

x
Dani

Um comentário:

  1. Eu melhorei muito meu Italiano básico de casa, melhor aulas online que eu já fiz. Pra quem estiver interessado: https://preply.com/pt/skype/professores-italiano-para-iniciantes

    ResponderExcluir